carregando...

Publicações > Artigos

31 de março de 2023

STF forma maioria para declarar a inconstitucionalidade na alteração do local de recolhimento do ISS incidente sobre planos de saúde

O Supremo Tribunal Federal, no julgamento da Ação Declaratória de Inconstitucionalidade nº 5.835, formou maioria para declarar a inconstitucionalidade da alteração do local de recolhimento do ISS incidente sobre planos de saúde.

A alteração, promovida pela Lei Complementar nº 157/2016, estabeleceu que o ISS incidente sobre os serviços de planos de medicina em grupo ou individual, convênios para prestação de serviços de assistência médica, e assemelhados, passaria a ser devido ao município do tomador do serviço.

O STF já havia concedido medida cautelar para suspender a alteração, e na sessão virtual iniciada em 24.03.2023, o Ministro Relator, Alexandre de Moraes, votou pela inconstitucionalidade de tal mudança, tendo sido acompanhado pelos Ministros André Mendonça, Edson Fachin, Dias Toffoli, Roberto Barroso e Luiz Fux.

A decisão, se confirmada, também se aplicará em relação aos serviços de administração de cartões de crédito e de arrendamento mercantil, para os quais as Leis Complementares nº 157/2016 e 175/2020 também haviam alterado o município do recolhimento do ISS.

O julgamento, ocorrendo na sistemática do Plenário Virtual, está previsto para se encerrar na data de hoje, 31.03.2023, às 23h59, mas poderá ser interrompido caso algum dos Ministros peça vista ou destaque.

 

Profissionais relacionados

Tags

,

Categorias

Artigos, Todos

Áreas

Tributário e Aduaneiro

Conteúdo relacionado